Renatão, um ícone do arqueirismo, deixou sua carreira promissora no tiro esportivo para se dedicar ao arqueirismo em 1960, graças a influência de seu amigo Mazinho. Em apenas seis meses após sua entrada no esporte, ele ganhou sua primeira competição estadual, o que o motivou a encarar a arquearia de forma mais séria e aprimorar seus conhecimentos.
A trajetória de Renatão foi incrível. Em 1970, ele ganhou o primeiro torneio internacional entre Brasil, Argentina e Uruguai. Como diretor técnico do Clube de Regatas Vasco da Gama, ele se dedicou completamente a desenvolver uma metodologia que unisse o lúdico e a aprendizagem em um esporte que exige precisão e repetição.
Na década de 80, sob a liderança de Renatão como Diretor Técnico do esporte a nível nacional, o Brasil alcançou grande destaque no cenário internacional, vencendo vários títulos com sua equipe.
Ele teve a oportunidade de treinar atletas de elite, como Jorge de Azevedo, atleta olímpico e pan-americano, Renato e Martha Emilio, também atletas olímpicos e pan-americanos, Claudia Vazques, atleta pan-americana, além de seu neto Fábio Emilio, que se prepara para as seletivas dos Jogos Olímpicos de 2016, entre outros.