A Dinastia Emílio
Renato Joaquim Emilio
Renatão, um ícone do arqueirismo, deixou sua carreira promissora no tiro esportivo para se dedicar ao arqueirismo em 1960, graças a influência de seu amigo Mazinho. Em apenas seis meses após sua entrada no esporte, ele ganhou sua primeira competição estadual, o que o motivou a encarar a arquearia de forma mais séria e aprimorar seus conhecimentos.
A trajetória de Renatão foi incrível. Em 1970, ele ganhou o primeiro torneio internacional entre Brasil, Argentina e Uruguai. Como diretor técnico do Clube de Regatas Vasco da Gama, ele se dedicou completamente a desenvolver uma metodologia que unisse o lúdico e a aprendizagem em um esporte que exige precisão e repetição.
Na década de 80, sob a liderança de Renatão como Diretor Técnico do esporte a nível nacional, o Brasil alcançou grande destaque no cenário internacional, vencendo vários títulos com sua equipe.
Ele teve a oportunidade de treinar atletas de elite, como Jorge de Azevedo, atleta olímpico e pan-americano, Renato e Martha Emilio, também atletas olímpicos e pan-americanos, Claudia Vazques, atleta pan-americana, além de seu neto Fábio Emilio, que se prepara para as seletivas dos Jogos Olímpicos de 2016, entre outros.
Renato D. M. Emilio
Renatinho, filho do lendário arqueiro Renatão, descobriu sua paixão pelo esporte desde jovem. Como canhoto, enfrentou desafios para encontrar o material adequado, mas isso só o fez se tornar mais persistente.
Em 1972, ele e seu pai decidiram treinar para se tornarem atletas olímpicos. Embora sua classificação para as Olimpíadas de 1980 tenha sido negada devido a questões burocráticas, isso não o impediu de continuar lutando.
Durante os próximos 4 anos, ele treinou incansavelmente até finalmente alcançar sua classificação para as Olimpíadas de Moscou, e também participou das edições de Los Angeles, Seoul e Barcelona. Como técnico, formado pela NAA National Archery Association, ele foi responsável por impulsionar o Tiro com Arco Paraolímpico no Brasil, treinando atletas de ponta como Fátima Rocha, Patrícia Layolle e Fábio Emilio.
Fábio Emilio
Fábio Emilio, assim como seu pai, começou sua jornada de sucesso cedo, aos 7 anos de idade. Aos 15 anos, tornou-se o atleta mais jovem a entrar para a equipe olímpica. Com dedicação e esforço constantes, Fábio alcançou vários títulos internacionais, incluindo Campeão Brasileiro, Campeão Sul-Americano e Medalhista Pan-Americano de Tiro com Arco. Além de se dedicar aos treinos, ele também compartilha seus conhecimentos com a próxima geração de atletas.
Formado como técnico na primeira turma do curso de instrutores da Confederação Brasileira em 2002, ministrado por seu pai Renato Emílio, Fábio participou de inúmeras competições nacionais e internacionais, incluindo 4 Campeonatos Mundiais, 2 Jogos Pan-Americanos, 2 Jogos Sul-Americanos e vários Campeonatos Brasileiros. Além disso, é Atleta Militar, Treinador do Para Desposto Militar